Cristina Ferreira

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Ir Para a Universidade X Ser Au Pair

Heeeey Guys! What's up??!



Você, muito provavelmente já deve ter visto/lido muitos textos sobre este tema, e de fato é uma decisão muito difícil, quem já passou ou está passando por isso sabe.

Pra quem ainda não sabe, eu estou cursando o 5° período de engenharia e estou abandonando a Universidade para poder fazer o programa. Não sei exatamente se em todas as universidades federais espalhadas pelo país o estudante pode apenas trancar o curso por 6 meses, que é o caso da minha. Então, ou teria que terminar o curso (com 26 anos ou mais) ou desistir pra tentar o programa de au pair, escolhi a 2° opção com um pouco de dor no começo.

Tudo bem que eu não amo engenharia mas tomar a decisão de desistir do curso foi muito difícil, até porque tinha muita gente se sacrificando para que eu pudesse cursar a universidade, além do que, você tomou a vaga de alguém no curso. Chorei bastante pra poder assumir que o curso de engenharia não é, de fato, o que eu queria, foi aí que comecei a almejar o curso de psicologia (curso dos meus sonhos na época do colégio).

Como eu tinha feito o ENEM no ano passado (2014) coloquei a nota para a minha universidade porém, para o curso de psicologia e para a minha surpresa: eu fui aprovada. Desisti de fazer a matrícula porque resolvi dar mais uma chance para engenharia (me arrependi!)

Então continuei com a ideia de ser au pair, fui até Salvador conhecer a agência STB -APC. Comecei a tirar habilitação, tirei passaporte, consegui as horas com crianças e os meses foram passando até que, eis que o sisu resolveu abrir vagas para o segundo semestre (2015.2) e me inscrevi de novo sem esperanças porque eu já havia optado pelo programa de au pair.

Fui testar a minha nota e coloquei de bobeira para a UFRJ e UFRRJ, situação: APROVADA! E agora? Psicologia ou ser au pair? Devido às greves, a UFRJ mandou o email para matricula na semana passada, e adivinhem qual era o dia para eu fazer a matrícula presencial na cidade do Rio de Janeiro?


(   ) Dia qualquer.

( X ) Dia do exame prático no detran.

Exato! No dia do exame no detran! Como eu ainda não posso estar em dois lugares ao mesmo tempo, tive que optar. Passei o final de semana inteiro pensando sobre os prós e contras. 

Lembrei-me da teoria do caos, qualquer que fosse a opção que eu escolhesse, iria mudar a minha vida completamente.
A vida estava me forçando a fazer a tal escolha e eu escolhi: Vou ser au pair! Talvez você esteja pensando que essa não tenha sido a melhor escolha, mas nesse momento, foi a melhor escolha para mim.
Se você está no meio do seu curso, eu aconselho que vá até o final, será bem mais tranquilo já ter uma formação e não precisar ficar se incomodando com: Tenho que voltar logo pra terminar meu curso, até porque ninguém sabe o que realmente irá acontecer nos States.
Pra você que ainda não começou a facul, minha a dica é não comece; deixe pra começar depois, a não ser que se você começar o curso, dê pra terminar antes dos 26, faça os cálculos certinhos, e boa sorte!! Aaahhhh lembrando que o limite para ser au pair nos EUA é de 26 anos mas você ainda pode ser au pair em outros paises, mesmo depois dessa idade.
Mas você aspirante, que está no meio do curso, e já fez os cálculos, e não dá pra terminar o curso antes dos 26 anos, e você quer muito ser au pair nos States, bem, parece que a vida também está te foçando a tomar um posicionamento, e aí? 






Por hoje é só, lamento pelo texto grande, mas é isso aí.
Muitos Beijos, e até a próxima meninos e meninas!!
Não esqueçam de clicar nas nossas redes socias.

Um comentário:

© Meninice Aguda - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Cristina.
Tecnologia do Blogger.
Design por
imagem-logo
Unicorn Design