Cristina Ferreira

terça-feira, 14 de junho de 2016

Teorias Antropológicas | Antropologia (Simples e Resumido)





Desde o início da civilização até hoje, as Teorias Antropológicas são as ferramentas utilizadas no estudo em Antropologia, ciência social que estuda o homem e suas obras. 

É possível entender antropologia como forma de conhecimento sobre diversidade cultural, na linguagem atual: "existe bem mais lá fora, do que vemos em nosso mundinho", a palavra "mundinho" pode ser substituída por "cultura", ou seja, estudar outras culturas é entender que não há certo ou errado quando o assunto é a cultura de uma sociedade, pois em cada cultura vivenciamos costumes diferentes, a antropologia busca respostas para entendermos oque somos a partir do espelho fornecido pelo "outro". 

A teoria do Evolucionismo, tratava seu objeto de forma mais ampla, estudo de civilizações inteiras. Em resposta aos pressupostos teóricos do evolucionismo temos o Difusionismo, teoria que buscava a explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais.

O Funcionalismo, inovou o campo de interpretação antropológica, as origens históricas do estudo da cultura, deixaram de ser o foco, dando lugar ao contexto em um dado momento. 

O Estruturalismo, adotou posições próprias de natureza predominantes subjetivas.
 Essas teorias são ferramentas utilizadas pelos antropólogos no estudo do "Homem e suas obras".  

- Dúvidas e acréscimo, deixe seu comentário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Meninice Aguda - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Cristina.
Tecnologia do Blogger.
Design por
imagem-logo
Unicorn Design