Cristina Ferreira

sábado, 30 de julho de 2016

Cruzeiro pelas ilhas Gregas

Oi gente, aqui é a Cristine B. e vou falar um pouco sobre um cruzeiro que eu fiz pelas ilhas gregas.
Foram três dias de Cruzeiro saindo do porto de Piraeus (Atenas), para as ilhas de Mykonos, Santorini, Patmos, Creta e território de Kusadasi na Turquia.

Compramos o cruzeiro pela empresa Celestyal Cruises e navegamos no barco Celestyal Olímpia. Saímos na sexta feira, o horário de embarque era entre 8 e 10 horas. Embarcamos cedo e ficamos aguardando a nossa cabine. Um pouco antes de o cruzeiro partir, foi nos dito que nossa cabine estava pronta, muito limpa e organizada.

Todos dias era dado um folheto com a programação do Cruzeiro dentro da cabine, tinha diversas atividades para praticar dentro do navio, como dança, bingo, jogos, atividades para crianças, lojas, spa, massagem, salão de beleza. A noite havia vários bares no navio, balada, apresentações de shows, bares com música ao vivo e cassino. A comida também era maravilhosa, café da manhã, almoço, lanche e janta tudo liberado e muito gostoso.

Pôr do sol em Mykonoss

Vale a pena fazer cruzeiro ou conhecer as ilhas separadamente? Se você tiver tempo e dinheiro o cruzeiro não vale a pena, pois os passeios nas ilhas são em espaços de tempo bem curtos e dá para fazer pouca coisa. Se quiser conforto e não se preocupar com ferry, voo, malas, procurar local para comer e economizar tempo então o Cruzeiro é uma ótima ideia. Fiquei com vontade de voltar para Santorini, a ilha é linda e deu para ver muito pouco dela.

Mykonos

Foi nossa primeira parada, simplesmente linda. Como havia só cinco horas ficamos andando pelas ruas, tiramos fotos e apreciamos o pôr do sol.
A ilha é linda, as ruas e casa dão impressão de terem saído de um filme, tudo branco com portas coloridas e flores enfeitando as casas, sem falar na paz que se sente andando pelas ruas.
Tire muitas fotos dos moinhos de vento que são cartão postal da ilha.

Kusadasi

Kusadasi na Turquia foi nossa segunda parada. O local é porta de entrada de milhares de cruzeiro do mar egeu na Turquia. A cidade possui belas praias e muitas lojas em estilo 25 de março. Os vendedores não deixam as pessoas andarem em paz, estão toda hora oferecendo coisas, para comprar é necessário pechinchar.
O principal atrativo para quem visita o local é um passeio até a ruína na cidade de Efeso, uma cidade de mais de 3000 anos que passou pelo domínio dos persas, egípcios e Romanos, na época era uma cidade muito rica e capital da Ásia menor. Para chegar até as ruínas contate um passeio no cruzeiro ou se estiver por Kusadasi pegue um táxi. Sai em torno de 40 euros.

Patmos

Patmos foi nossa segunda parada no segundo dia.Um lugar praticamente desconhecido pelo turismo, que é simplesmente encantador.
Novamente o cenário das casas brancas e portas coloridas, as ruas estreitas, morros e paz. A ilha é muito charmosa, e tem belas praias.
Na ilha diz-se que João escreveu o livro do Apocalipse, a gruta onde ele supostamente escreveu é atração turística.
A fortaleza no alto da ilha é um monastério do século 11 dedicado a São João.

Heraklion (Creta)

No terceiro dia de cruzeiro desembarcamos na cidade de Heraklion. Visitamos o seu centro histórico com diversos prédios interessantes e bem diferente das outras ilhas gregas. A ilha construída pelos árabes foi dominada pelos Venezianos, pelos otomanos e em 1913 foi incorporada pela Grécia.
Logo que chegamos no navio vemos a Fortaleza Veneziana de Koules. É um dos símbolos de Haraklion, quando fomos estava fechada para reformas. Mas é aberto a visitação.
Passamos pelo antigo porto veneziano que chama atenção pelo contraste.

Fortaleza Veneziana Koules

Porto Veneziano
Praça dos Leões venezianos

Santorini

A última parada do cruzeiro (e mais esperada) foi a ilha de Santorini. Foram somente quatro horas para explorar a ilha, o que não é nenhum pouco suficiente.
Desembarcamos em Fira, a capital, para subir os 587 degraus que ligam o porto à cidade há três opções, a pé, de teleférico, 5 euros cada trajeto, ou em um burrinho ao custo de 5 euros.Os burrinhos são o símbolo de Santorini, mas eu particularmente acho o trajeto em burrinho super desumano os bichos estão cansados e o calor é terrível. Fui de teleférico.
Chegando em Fira no alto várias lojas de souvenir, e feirinhas. Ficamos apreciando um pouco e decidimos alugar uma van e ir até Oia, o cartão postal de Santorini. Demora cerca de meia hora de Fira até Oia de carro.
Oia é simplesmente linda, realmente uma vista incrível. É ali que estão os principais hotéis e restaurantes, as ruas estavam lotadas e estava quase na hora do pôr-do-sol, foi incrível. Nem deu tempo e tivemos que voltar a Fira para pegar o teleférico de volta para o navio, foi bem corrido. Preciso voltar para Santorini.

Oia - Santorini
O monte ao fundo é o famoso vulcão de Santorini

Ainda queria ter ido as famosas praias de pedra em Santorini, fazer um passeio ao famoso vulcão e tomar banho nas águas termais.
Dica: um bom jeito de se locomover em Santorini é alugando um triciclo.

Beijos e até a próxima viagem.