Cristina Ferreira

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Roteiro dois dias em Atenas

Oi, gente aqui é Cristine B. e hoje vai ter roteiro da Terra dos deuses do Olimpo, o berço da democracia, a capital de um Império, Atenas. 
A cidade em si é bem feia e mal cuidada, exceto na região mais turística da Acrópole e dos antigos templos. 




Dia 1

A principal atração de Atenas, não podia ficar para depois: a Acrópole. Chegue cedo e procure a bilheteria. 

Na entrada da atração está o Teatro de Dionísio, o primeiro teatro de pedra do mundo. Logo após está o Odeon de Herodes ático, que é bem mais conservado e até hoje são realizados shows e apresentações por lá. 
Teatro de Díonisio
Odeon de Herodes ático

Continuamos subindo pelo meio de ruínas até o Propylaea, uma espécie de entrada para o templo de Atenas. À esquerda está a Pinacoteca e a direita o Templo de Nike



Subindo as escadas da Propylaea você irá enxergar o Parthenon. O templo é uma homenagem a padroeira da cidade a deusa da sabedoria Athena. Foi construído no século V antes de Cristo, no ponto mais alto de Atenas para poder ser visto por todos. O nome do Templo deriva da estátua de Athenas Partenos que ficava no interior do templo. A famosa estátua feita de ouro e marfim tinha 12 metros e não sobreviveu, muitas lendas e estórias estão ligadas ao desaparecimento de magnifica estátua.


O Parthenon

Erectheion  é o templo consagrado a Atena e Poseidon que está situado à esquerda do Pathernon e foi construído entre 421 a 406 a.C.
O templo Erectheion

Depois de apreciar a vista da cidade do alto da Acrópole descemos em direção ao Monte Aeropago, um local com uma vista maravilhosa da Acrópole e da cidade. 
O monte era local para o conselho de mesmo nome, que era uma espécie de supremo tribunal e local para discutir sobre educação e ciência. O apóstolo Paulo também fez um discurso por volta do ano de 50. 


Vista do monte Aeropago

Descemos em direção a agora grega, uma espécie de foro romano, onde estavam construídos antigamente os edifícios administrativos e tribunais. Fomos até a Estoa de Átalo, foi construída por volta de 160 a.C. Com estrutura típica helenística era um dos maiores edifícios da antiga Atenas. Atualmente abriga o museu da Ágora antiga e conta com diversas esculturas típicas gregas. 
O prédio grande de mármore é a Estoa de Atalo

Ainda na agora grega está situado o Templo de Hefesto, é o templo grego antigo mais conservado do mundo. Todas suas colunas estão intactas e também seu teto original está conservado. As decorações internas foram perdidas durante os anos. Apesar de muito mais conservado é bem menor que o Pathernon.
Templo de Hefesto
As ruas do bairro Plaka que fica ao redor da Acrópole são super charmosas, cheias de restaurantes e souvenires, além de uma infinidade de ambulantes vendendo pulseiras, imãs e estátuas gregas.
Saindo da agora grega pode-se visitar a Agora Romana, um antigo prédio comercial construído no século I onde os gregos faziam compras e se reuniam. Pouco do que sobrou pode ser visto com destaque aos belos portões de Mármore.

Dia 2

O Museu da Acrópole onde estão esculturas encontradas após escavações feitas em toda Acrópole. O museu ainda conta a história da acrópole e dá detalhes sobre sua arquitetura, curiosidades e mitologia grega. 

É possível visitar o que sobrou do Templo de Zeus, que não passa de uma ruína do que era o antigo Templo. A construção data do século VI antes de cristo até o ano de 138 d.C. É um dos maiores templos da Grécia antiga, uma pena que tão pouco tenha sobrado do mesmo. 
Templo de Zeus

Outra atração é o Estádio Panatenaico, que é um estádio de atletismo todo construído em Mármore Branco no monte Pentélico. Foi construído em 566 a.C., no ano de 1895 suas ruínas foram restauradas para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era Moderna. Fica perto dos Jardins nacionais e da Mansão Zappeion, antiga vila Olímpica. O estádio foi palco de algumas atações dos Jogos Olímpicos de Atenas. 

Passe em frente a Praça Syntagma onde está o prédio do Parlamento e palco de protestos e manifestações. Todos os dias ocorre a troca da guarda de hora em hora. Aproveite para ver a troca da guarda e tirar umas fotos.



Tive pouco tempo em Atenas, pois era nosso local de embarque para um Cruzeiro pelas ilhas gregas, assunto do próximo post. 


Beijos e até mais. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Meninice Aguda - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Cristina.
Tecnologia do Blogger.
Design por
imagem-logo
Unicorn Design