Cristina Ferreira

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Roteiro três dias em Lisboa

Oi  gente, aqui é a Cristine B., fui visitar minha amiga que mora em Portugal no último mês de maio. Aproveitei que fiquei vários dias por lá para conhecer Lisboa. Vou resumir o que eu vi em um roteiro de três dias.

Dia 1



Comecei o passeio pela Baixa Chiado, fui em direção a Praça Luiz de Camões para tirar algumas fotos e ver as diversas lojas que estão perto do Largo do Chiado entre a praça luis de Camões e a estação de metro.
Segui para frente do Elevador de Santa Justa, uma estrutura metálica que permite ao turista ter uma visão panorâmica da cidade de Lisboa. O preço para ter acesso ao mirante e fazer uma viagem no elevador é 5 euros.
O elevador de Santa Justa
Continuei o trajeto em direção a Praça Dom pedro IV ou a famosa praça do Rosio, a praça é muito bonita devido a presença de edificações de arquitetura com traços portugueses ao seu redor.
Praça Rossio e a calçada igual a Copacabana
Segui para a Igreja de São Domingos, que se destaca pois incendiou e foi mantida do jeito que ficou. A entrada é gratuita e vale a pena, pois é muito diferente. 
Interior da Igreja São Domingos
Segui para a Praça da Figueira,  lá estava acontecendo uma feira com produtos gastronômicos e artesanais, o destaque ficava para os azulejos decorados. 

De lá segui para a praça mais famosa de Lisboa, a Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço. O local foi palácio para os Reis de Portugal durante 2 séculos. Hoje os prédios da praça são sede de diversos órgãos do governo. A praça está localizada a beiro do Rio Tejo e era a porta de entrada para a realiza na cidade de Lisboa, sendo também considerada o centro da capital e de Portugal. 


O Arco da rua Augusta é uma espécie de arco to Trinfo presente na praça.  

Dali segui para a Catedral da Sé de Lisboa, neste trecho começam as subidas, pois Lisboa é repleta de morros e elevações. A igreja data do século XII e isto pode ser visto pela sua fachada.
A catedral da Sé
Segui pelo bairro da Alfama até o Miradouro de Santa Luiza que proporciona uma vista maravilhosa de Lisboa e da orla do Rio Tejo. 
Vista do Miradouro de Santa Luiza
Continue subindo até chegar ao Castelo de São Jorge, ele era sede dos Reis de Portugal até o ano de 1511. Datado do século X, o castelo passou por diversas reformas e restaurações. O melhor do castelo é a vista da cidade, é possível ver uma boa parte da cidade de Lisboa a orla do Rio Tejo. 
O preço para entrar no castelo é 8,5 euros, eu como estudante paguei 5 euros. 
As ruínas de São Jorge


A vista do alto do Castelo é linda
Segui para a Igreja São Vicente de Fora, que é o santo padroeiro de Lisboa. De lá fui até o Panteão Nacional, não entrei. Passe pelo bairro nas redondezas que é a Alfama com suas casinhas antigas e muito bonitas.
O Panteão Nacional
Se quiser alugue uma daquelas bicicletas ou faça um passeio de elétrico (os famosos bondes), sempre ajuda para subir as ladeiras.

Dia 2

O roteiro do dia de hoje está dedicado a região de Belém. 
Começamos pela famosa Torre de Belém, famosa por ser o ponto que anuncia a chegada dos navegadores à Lisboa. Ela servia como fortaleza para proteger Lisboa. A vista para o rio é muito bonita. Para entrar custa 6 euros. 

Seguimos em direção ao Monumento do Padrão dos Descobrimentos uma réplica de um barco com a imagem de grandes descobridores portugueses como o descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama entre outros. 

A ponte 25 de Abril 
Seguimos para o Mosteiro dos Jerônimos passando pelo jardim Praça Império lindo com diversas esculturas. 
Jardim Praça Império
O mosteiro dos Jerônimos foi construído em 1501 pelo Rei Manoel. O destaque fica para a arquitetura do prédio rica de detalhes. É considerada uma das sete maravilhas de Portugal e é patrimônio da Unesco. Custa 10 euros para entrar, e se comprado em conjunto com a torre de Belém custa 12 euros. No último domingo do mês a entrada é gratuita.
Fachada do mosteiro dos Jerônimos
De lá fomos para os famosos Pastéis de Belém, a confeitaria que detém o direito de chamar os pasteis de Nata de pastel de Belém. A confeitaria abriu em 1837 e a decoração é linda. Comprei alguns pasteis lá e vou confessar que prefiro eles frios, lá é servido quentinho recém saído do forno. Vale a pena provar para comparar os sabores e pela decoração da confeitaria, que é linda. 



Dia 3
O terceiro dia foi dedicado a conhecer Lisboa Moderna. Descemos na estação Oriente, estação moderna e com arquitetura espetacular do Arquiteto espanhol Santiago Calatrava. De lá seguimos para o Shopping Vasco da Gama
O centro Vasco da Gama
O shopping tem várias lojas e restaurantes e é um ótimo ponto para compras em Lisboa, para quem quer aproveitar e fazer compras na Europa Lisboa é um dos destinos mais baratos. As duas torres gêmeas que foram construídas juntamente ao complexo são imóveis residencias muito valorizados e com uma vista lindíssima do Tejo. 
Seguimos pelo Parque das nações, que tem o ginásio de Esportes de Lisboa e do outro lado o Oceanário de Lisboa. O parque também tem uma série de bandeiras expostas ao lado de um espelho d'água. 
O parque das nações
No final está do trajeto do Rossio das Olivas está o Rio Tejo e o  Teleférico de LisboaPara andar de teleférico  se paga 5,9 ida e volta. O horário é das 11 às 18 e no verão até as 20:00.

Não visitei o Oceanário, pois sou conta a qualquer tipo de Zoológico, Oceanário e lugar que tire lucro da exploração ou criação de animais selvagens. 
A ponte vasco da Gama ao fundo

Dica gastronômica: Aproveitamos o final da tarde para ir jantar em um Restaurante com churrasco brasileiro chamado Chimarrão. O rodízio é muito bom e tem diversos pratos típicos brasileiros (feijão, arroz, pastéis, mandioca). O preço do rodízio: somente 13 euros. Muito barato. 
Portugal é linda, Lisboa é linda e lembra muito o Brasil, ainda mais para quem estava na Europa há um tempo, dá para matar a saudade de vários pratos brasileiros.
E vocês o que acharam de Lisboa?
Beijinhos










Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Meninice Aguda - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Cristina.
Tecnologia do Blogger.
Design por
imagem-logo
Unicorn Design